ABUTRE Forum IndexABUTRE
indenpendent netlabel

FAQFAQ   SearchSearch   MemberlistMemberlist   UsergroupsUsergroups   RegisterRegister 
 ProfileProfile   Log in to check your private messagesLog in to check your private messages   Log inLog in            Calendar

(aura) - invisible landscape

Post new topic   Reply to topic    ABUTRE Forum Index -> Lançamentos
View previous topic :: View next topic  
Author Message
udenied
Site Admin

:

Items

PostPosted: Mon Dec 15, 2008 3:36 pm    Post subject: (aura) - invisible landscape Reply with quote

Artista: (aura)
Título: invisible landscape
Formato: álbum
Ano: 2008
Sinopse: soundtrack
Artwork: Abutre
Comenta este lançamento

Descrição:
Invisible landscape é um trabalho conceptual, uma banda sonoroa "imaginária", que acompanha a história traçada por 10 fotos do fotógrafo Português, José Ramos. É uma obra experimental que se estende em várias correntes estilísticas: da música erudita ao post rock, passando por paisagens sonoras, electrónica, etc...

Tracklist:
1) the furious march
2) vacuity
3) katharsis
4) parallel worlds
5) flowing textures
6) two steps for the gods
7) the faith woods
8 ) the frozen enchant of warmth
9) warm winter
10) cloud colossus

Elementos:
André Fernandes: guitarra/ baixo/ bateria/ programações

Convidados:
Bruno Santos: baixo
Jóni Vieira: voz
Back to top
View user's profile Send private message Send e-mail
Haniak

:

Items

PostPosted: Mon Dec 15, 2008 10:18 pm    Post subject: Reply with quote

Para mim, este é o melhor lançamento da Abutre até à data. (ponto!)

Um album pensado de um extremo ao outro. Desde a imagem, música, interacção com o ouvinte, espaço para descoberta de cada vez que é ouvido, e experimentalismo.

O ouvinte tem um papel activo, ao invés do típico passivo, na audição dos temas, pois é convidado a imaginar a história por detrás de cada tema e imagem. Algo que aconselho a quem se atrever a ouvir este album é isso mesmo: olhar para as imagens enquanto ouve os temas. Uma experiência sem dúvida muito boa! Smile

Por outro lado, temo que devido ao carácter demasiado experimental e aventureiro deste album, ele possa passar ao lado da maior parte dos ouvintes, o que será uma pena...

De salientar também o grande trabalho do fotógrafo José Ramos, sobre o qual não me pronuncio mais, dado ser um leigo em fotografia.

Muitos parabéns aos dois.
emme

:

Items

PostPosted: Tue Dec 16, 2008 5:09 pm    Post subject: Fabuloso Reply with quote

Concordo plenamente! Este álbum está fantástico! Uma grande sensibilidade artística, um conceito muito bem explorado...
O abutre levantou voo!Smile
Back to top
View user's profile Send private message
emme

:

Items

PostPosted: Tue Dec 16, 2008 5:15 pm    Post subject: Reply with quote

E não podia deixar de congratular o músico pela capa do álbum! Muito boa!
Back to top
udenied
Site Admin

:

Items

PostPosted: Tue Dec 16, 2008 9:18 pm    Post subject: Reply with quote

Obrigado pelos comentários, em caso de não haver outro tipo de reconhecimento já basta ter o apoio de quem nos conhece e acompanha o nosso trabalho Cool

Em relação à capa, aqui etá ela:

Aproveito este espaço e momento para agredecer a fabulosa participação do Jóni no último tema e não resisto em partilhar isto: Eu convidei-o para participar - ele pouco sabia sobre o projecto - e dei-lhe o tema e a foto. Em pouco tempo ele escreveu uma letra e desenvolveu algumas linhas vocais. Fomos para o RWStudio e em 3 ou 4 horas ele habilmente gravou todas as vozes e ainda retocou a letra, incorporando na perfeição o feeling do tema, tendo - eu - ficado extremamente satisfeito com o resultado e grato por partilhar o seu talento comigo (e agora convosco). Que fique registado que - e à boa maneira DIY da Abutre - o budget desta participação foi uma garrafa de whiskey (que até foi ele que trouxe ) Embarassed, duas bifanas na roulote de Entre-os-Rios e uns finos no Bar Nosso. Atrevo-me a dizer - e a avaliar pelo resultado final - que a amizade e a dedicação superam muitos défices (leia-se condições).

Claro que também tenho que agradecer ao meu grande amigo Skimy Farrow que me "ofertou" a fabulosa linha de baixo que que inicia o nono tema. Foi um prazer estraga-la hehe

Abração mates!
Back to top
thelonelynumber

:

Items

PostPosted: Wed Dec 17, 2008 10:51 am    Post subject: Aura Reply with quote

Esta é de facto a obra prima de André Fernandes.

Conseguiu-se captar tudo de cada imagem nos temas correspondentes, adicionando a cada um dos ambientes aquilo que é visível e característico em cada projecto do André: um tecnicismo brilhante que se neste albúm se curva perante as atmosferas de cada foto, servindo-lhe de forma de expressão.

Muito mais importante do que gostar ou não gostar (pessoalmente sou um apreciador nato) é o inegável: este trabalho está extremamente bem conseguido e agarrado conceptualmente e tecnicamente.
Apesar de saber que é extremamente dificil gostava de um dia ver um "live act" com músicos.

Vai um especial apreço para "The Faith Woods". Acho que é dos que mais agarrou a fotografia (e a atmosfera agrada-me particularmente).

Foi uma experiência exorcizante para mim participar neste álbum, uma vez que foi uma participação em tempo record, o que não me deu tempo para pensar demais. Foi simplesmente pôr no tema o que me passava na cabeça enquanto ouvia o instrumental e via aquela foto. Além disso foi muito enriquecedor trabalhar com um ex band-mate com quem já não fazia música há algum tempo.

Aquela garrafa de Whisky foi roubada!
Back to top
emme

:

Items

PostPosted: Fri Dec 19, 2008 2:15 pm    Post subject: Reply with quote

boas, recebi um email da revista Loud! a dizer que vão escrever um artigo sobre este álbum para a edição de Fevereiro ou Março.
Back to top
udenied
Site Admin

:

Items

PostPosted: Sat Dec 20, 2008 6:27 pm    Post subject: Reply with quote

Bem, pela primeira vez consegui que uma notícia fosse aprovada pelo Blitz para ficar em destaque no fórum!

Aqui está ela:
http://blitz.aeiou.pt/gen.pl?p=stories&op=view&fokey=bz.stories/37441
Back to top
MindShelter

:

Items

PostPosted: Tue Jan 13, 2009 1:06 pm    Post subject: Reply with quote

Bem, só ontem tive oportunidade de realmente ouvir com atenção este grande album de "aura", e ver as imagens ao mesmo tempo.
A dimensão das musicas quando vistas as imagens torna-se infinita, tal como a dimensão das imagens quando ouvidas as musicas.
Acho que o André conseguiu sem dúvida alguma "estampar" a melodia certa para as imagens certas.
Aprecio em especial o experimentalismo da composição e dos inumeros instrumentos utilizados.
Fiquei sem dúvida surpeendido, grande album e grande projecto.

Devo admitir que fico um pouco curioso com o que irá suceder a este grande "invisible landscape".

Abraços
Back to top
udenied
Site Admin

:

Items

PostPosted: Wed Feb 04, 2009 12:44 pm    Post subject: Reply with quote

"Devido ao enorme interesse gerado à volta deste lançamento, neste momento existem várias editoras Internacionais interessadas em lançar o disco, em CD. Sendo uma oportunidade excelente para o artista e existindo a possibilidade de ser uma co-produção com a Abutre, este trabalho deixa de estar disponível em formato digital, tendo sido – de certo modo - uma edição limitado. De qualquer modo, o projecto (aura) continua vinculado, ideologicamente, à Abutre e produzirá mais músicas para esta vossa etiqueta."
Back to top
José Ramos

:

Items

PostPosted: Thu Feb 05, 2009 1:56 am    Post subject: Reply with quote

Olá a todos.

Foi um enorme prazer colaborar com o André neste original e inovador projecto. No fundo grande parte do mérito pertence-lhe pois eu apenas me limitei a fornecer-lhe as paisagens que ele percorreu com a sua música. Não obstante, penso que os elementos "imagem + som" jogam entre si em pura simbiose, tornando a sua união mais forte do que a soma das suas partes individuais.

Fico muito contente por saber da edição em suporte físico. Espero que este projecto vá longe...
Back to top
View user's profile Send private message MSN Messenger
udenied
Site Admin

:

Items

PostPosted: Thu Feb 05, 2009 3:49 am    Post subject: Reply with quote

O álbum “invisible landscape” aparece na 22ª posição do top do programa de rádio/ portal de música indie O Marsupilami, referente a “melhor trabalho nacional de 2008”. Este quadro – liderado por Peixe:Avião – foi construído através da votação dos internautas e estende-se até ao número 87. De salientar, a título de curiosidade, o facto de (aura) ter ficado à frente de nomes como Camané, Rita Redshoes, A Naifa, Bunnyranch, Alla Polaca, Moonspell, Projecto Fuga, Tara Perdida, Donna Maria, etc.
Back to top
Haniak

:

Items

PostPosted: Thu Feb 05, 2009 8:36 pm    Post subject: Reply with quote

udenied wrote:
"Devido ao enorme interesse gerado à volta deste lançamento, neste momento existem várias editoras Internacionais interessadas em lançar o disco, em CD. Sendo uma oportunidade excelente para o artista e existindo a possibilidade de ser uma co-produção com a Abutre, este trabalho deixa de estar disponível em formato digital, tendo sido – de certo modo - uma edição limitado. De qualquer modo, o projecto (aura) continua vinculado, ideologicamente, à Abutre e produzirá mais músicas para esta vossa etiqueta."

Nice!! Fico mesmo contente por isto! Os meus sinceros parabéns, my friend! Very Happy

Post new topic   Reply to topic    ABUTRE Forum Index -> Lançamentos All times are GMT
Page 1 of 1

Jump to:  
You cannot post new topics in this forum
You cannot reply to topics in this forum
You cannot edit your posts in this forum
You cannot delete your posts in this forum
You cannot vote in polls in this forum
ABUTRE topic RSS feed