| View previous topic :: View next topic |
| Author |
Message |
udenied Site Admin

Items
|
Posted: Mon Dec 15, 2008 3:36 pm Post subject: (aura) - invisible landscape |
|
|
Artista: (aura)
Título: invisible landscape
Formato: álbum
Ano: 2008
Sinopse: soundtrack
Artwork: Abutre
Comenta este lançamento
Descrição:
Invisible landscape é um trabalho conceptual, uma banda sonoroa "imaginária", que acompanha a história traçada por 10 fotos do fotógrafo Português, José Ramos. É uma obra experimental que se estende em várias correntes estilísticas: da música erudita ao post rock, passando por paisagens sonoras, electrónica, etc...
Tracklist:
1) the furious march
2) vacuity
3) katharsis
4) parallel worlds
5) flowing textures
6) two steps for the gods
7) the faith woods
8 ) the frozen enchant of warmth
9) warm winter
10) cloud colossus
Elementos:
André Fernandes: guitarra/ baixo/ bateria/ programações
Convidados:
Bruno Santos: baixo
Jóni Vieira: voz |
|
| Back to top |
|
 |
Haniak

Items
|
Posted: Mon Dec 15, 2008 10:18 pm Post subject: |
|
|
Para mim, este é o melhor lançamento da Abutre até à data. (ponto!)
Um album pensado de um extremo ao outro. Desde a imagem, música, interacção com o ouvinte, espaço para descoberta de cada vez que é ouvido, e experimentalismo.
O ouvinte tem um papel activo, ao invés do típico passivo, na audição dos temas, pois é convidado a imaginar a história por detrás de cada tema e imagem. Algo que aconselho a quem se atrever a ouvir este album é isso mesmo: olhar para as imagens enquanto ouve os temas. Uma experiência sem dúvida muito boa!
Por outro lado, temo que devido ao carácter demasiado experimental e aventureiro deste album, ele possa passar ao lado da maior parte dos ouvintes, o que será uma pena...
De salientar também o grande trabalho do fotógrafo José Ramos, sobre o qual não me pronuncio mais, dado ser um leigo em fotografia.
Muitos parabéns aos dois. _________________ http://www.myspace.com/thehaniak |
|
| Back to top |
|
 |
emme
Items
|
Posted: Tue Dec 16, 2008 5:09 pm Post subject: Fabuloso |
|
|
Concordo plenamente! Este álbum está fantástico! Uma grande sensibilidade artística, um conceito muito bem explorado...
O abutre levantou voo! |
|
| Back to top |
|
 |
emme
Items
|
Posted: Tue Dec 16, 2008 5:15 pm Post subject: |
|
|
| E não podia deixar de congratular o músico pela capa do álbum! Muito boa! |
|
| Back to top |
|
 |
udenied Site Admin

Items
|
Posted: Tue Dec 16, 2008 9:18 pm Post subject: |
|
|
Obrigado pelos comentários, em caso de não haver outro tipo de reconhecimento já basta ter o apoio de quem nos conhece e acompanha o nosso trabalho
Em relação à capa, aqui etá ela:
Aproveito este espaço e momento para agredecer a fabulosa participação do Jóni no último tema e não resisto em partilhar isto: Eu convidei-o para participar - ele pouco sabia sobre o projecto - e dei-lhe o tema e a foto. Em pouco tempo ele escreveu uma letra e desenvolveu algumas linhas vocais. Fomos para o RWStudio e em 3 ou 4 horas ele habilmente gravou todas as vozes e ainda retocou a letra, incorporando na perfeição o feeling do tema, tendo - eu - ficado extremamente satisfeito com o resultado e grato por partilhar o seu talento comigo (e agora convosco). Que fique registado que - e à boa maneira DIY da Abutre - o budget desta participação foi uma garrafa de whiskey (que até foi ele que trouxe ) , duas bifanas na roulote de Entre-os-Rios e uns finos no Bar Nosso. Atrevo-me a dizer - e a avaliar pelo resultado final - que a amizade e a dedicação superam muitos défices (leia-se condições).
Claro que também tenho que agradecer ao meu grande amigo Skimy Farrow que me "ofertou" a fabulosa linha de baixo que que inicia o nono tema. Foi um prazer estraga-la hehe
Abração mates! |
|
| Back to top |
|
 |
thelonelynumber
Joined: 25 Nov 2008 Posts: 12 : Location: Castelo de Paiva/ Porto
Items
|
Posted: Wed Dec 17, 2008 10:51 am Post subject: Aura |
|
|
Esta é de facto a obra prima de André Fernandes.
Conseguiu-se captar tudo de cada imagem nos temas correspondentes, adicionando a cada um dos ambientes aquilo que é visível e característico em cada projecto do André: um tecnicismo brilhante que se neste albúm se curva perante as atmosferas de cada foto, servindo-lhe de forma de expressão.
Muito mais importante do que gostar ou não gostar (pessoalmente sou um apreciador nato) é o inegável: este trabalho está extremamente bem conseguido e agarrado conceptualmente e tecnicamente.
Apesar de saber que é extremamente dificil gostava de um dia ver um "live act" com músicos.
Vai um especial apreço para "The Faith Woods". Acho que é dos que mais agarrou a fotografia (e a atmosfera agrada-me particularmente).
Foi uma experiência exorcizante para mim participar neste álbum, uma vez que foi uma participação em tempo record, o que não me deu tempo para pensar demais. Foi simplesmente pôr no tema o que me passava na cabeça enquanto ouvia o instrumental e via aquela foto. Além disso foi muito enriquecedor trabalhar com um ex band-mate com quem já não fazia música há algum tempo.
Aquela garrafa de Whisky foi roubada! |
|
| Back to top |
|
 |
emme
Items
|
Posted: Fri Dec 19, 2008 2:15 pm Post subject: |
|
|
| boas, recebi um email da revista Loud! a dizer que vão escrever um artigo sobre este álbum para a edição de Fevereiro ou Março. |
|
| Back to top |
|
 |
udenied Site Admin

Items
|
|
| Back to top |
|
 |
MindShelter
Items
|
Posted: Tue Jan 13, 2009 1:06 pm Post subject: |
|
|
Bem, só ontem tive oportunidade de realmente ouvir com atenção este grande album de "aura", e ver as imagens ao mesmo tempo.
A dimensão das musicas quando vistas as imagens torna-se infinita, tal como a dimensão das imagens quando ouvidas as musicas.
Acho que o André conseguiu sem dúvida alguma "estampar" a melodia certa para as imagens certas.
Aprecio em especial o experimentalismo da composição e dos inumeros instrumentos utilizados.
Fiquei sem dúvida surpeendido, grande album e grande projecto.
Devo admitir que fico um pouco curioso com o que irá suceder a este grande "invisible landscape".
Abraços |
|
| Back to top |
|
 |
udenied Site Admin

Items
|
Posted: Wed Feb 04, 2009 12:44 pm Post subject: |
|
|
| "Devido ao enorme interesse gerado à volta deste lançamento, neste momento existem várias editoras Internacionais interessadas em lançar o disco, em CD. Sendo uma oportunidade excelente para o artista e existindo a possibilidade de ser uma co-produção com a Abutre, este trabalho deixa de estar disponível em formato digital, tendo sido – de certo modo - uma edição limitado. De qualquer modo, o projecto (aura) continua vinculado, ideologicamente, à Abutre e produzirá mais músicas para esta vossa etiqueta." |
|
| Back to top |
|
 |
José Ramos
Items
|
Posted: Thu Feb 05, 2009 1:56 am Post subject: |
|
|
Olá a todos.
Foi um enorme prazer colaborar com o André neste original e inovador projecto. No fundo grande parte do mérito pertence-lhe pois eu apenas me limitei a fornecer-lhe as paisagens que ele percorreu com a sua música. Não obstante, penso que os elementos "imagem + som" jogam entre si em pura simbiose, tornando a sua união mais forte do que a soma das suas partes individuais.
Fico muito contente por saber da edição em suporte físico. Espero que este projecto vá longe... |
|
| Back to top |
|
 |
udenied Site Admin

Items
|
Posted: Thu Feb 05, 2009 3:49 am Post subject: |
|
|
| O álbum “invisible landscape” aparece na 22ª posição do top do programa de rádio/ portal de música indie O Marsupilami, referente a “melhor trabalho nacional de 2008”. Este quadro – liderado por Peixe:Avião – foi construído através da votação dos internautas e estende-se até ao número 87. De salientar, a título de curiosidade, o facto de (aura) ter ficado à frente de nomes como Camané, Rita Redshoes, A Naifa, Bunnyranch, Alla Polaca, Moonspell, Projecto Fuga, Tara Perdida, Donna Maria, etc. |
|
| Back to top |
|
 |
Haniak

Items
|
Posted: Thu Feb 05, 2009 8:36 pm Post subject: |
|
|
| udenied wrote: | | "Devido ao enorme interesse gerado à volta deste lançamento, neste momento existem várias editoras Internacionais interessadas em lançar o disco, em CD. Sendo uma oportunidade excelente para o artista e existindo a possibilidade de ser uma co-produção com a Abutre, este trabalho deixa de estar disponível em formato digital, tendo sido – de certo modo - uma edição limitado. De qualquer modo, o projecto (aura) continua vinculado, ideologicamente, à Abutre e produzirá mais músicas para esta vossa etiqueta." |
Nice!! Fico mesmo contente por isto! Os meus sinceros parabéns, my friend!  _________________ http://www.myspace.com/thehaniak |
|
| Back to top |
|
 |
| |
|